O Papel dos Processos na Transformação Digital

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Autora: Simone Gomes

O que nos vem à mente quando falamos em um mundo pós pandemia? Que ele não será mais o mesmo! Essa afirmação já está se tornando clichê, mas é assim que esperamos que seja – diferente! E melhor!  Será que saímos dessa crise mais fortalecidos, mais maduros para entender que precisamos fazer uma virada de chave? Estamos produzindo e consumindo de forma diferente? O nosso ecossistema mudou. Um grande aprendizado, que o meio ambiente trouxe para às organizações! Mas e agora, que tipo de organizações estamos construindo?

A transformação digital já é uma realidade, estamos em um ambiente cada vez mais conectado e dependente de dados e informações. A tecnologia praticamente se tornou o ar que respiramos e necessária para a sobrevivência do mundo competitivo dos negócios. Estamos diante de um grande oportunidade para produzir diferente e consumir diferente. Não estou falando em apenas utilizar novos sistemas, novas ferramentas, mas sim em transformação digital, desde a estratégia do negócio até a entrega de valor aos seus clientes. Esse novo formato, vai muito além de tecnologia, ela envolve mais dois importantes pilares: pessoas e processos, portanto não existe alta performance com a transformação digital sem construir uma mudança na cultura da organização, e indissociável a esses pilares. Mas aqui vamos falar do pilar de processos, pois sobre pessoas deixarei para minha colega @Patricia Rech, que com certeza trará muito conhecimento sobre o assunto. 

Habitualmente, processos são renegados nas organizações, não recebem o cuidado necessário. Eles acabam se tornando invisíveis, imperceptíveis na agregação de valor aos produtos e serviços. Usando de uma analogia, podemos dizer que processos desempenham o papel de um caminho, uma estrada, uma autopista. Nesse caminho, as pessoas encontram sinaleiras e rotatórias, ter uma trajetória adequada será determinante na satisfação dos autores do processo e no resultado final do trabalho. Não adianta termos os melhores veículos, os melhores motoristas, se não estivemos conduzindo em boas condições de trânsito. Dessa forma precisamos de processos que provêm o melhor flow, o melhor fluxo para chegar ao destino final – a satisfação do cliente.

Reestruturar os processos objetiva-se, além de ganhar produtividade, a ampliação e qualificação da oferta de produtos e serviços. E é aí que a adoção da metodologia BPM (Business Process Management) ou Gerenciamento de Processos de Negócio, pode trazer grandes benefícios para a organização, pois é um conjunto de práticas utilizadas, tanto na melhoria contínua como na transformação dos processos de uma empresa. Ela integra a estratégia às expectativas e necessidades dos clientes. Com BPM aplicada à gestão de processos, a organização é capaz de analisar, definir, executar, monitorar e gerenciar os processos com mais efetividade, ganhando competitividade no mercado.

A consultoria em processos traz para a organização a garantia de construir um modelo adaptado às novas demandas para a transformação digital do negócio. A BMC conta com consultores especializados e alinhados com metodologias e ferramentas modernas e ajustadas a necessidade do novo cenário. Se você estiver pronto e precisa de um apoio para iniciar essa trajetória da transformação e entende que processos é parte fundamental dessa caminhada, contate-nos.

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