“O que fazer para ter sucesso no Planejamento Estratégico?” Este questionamento é frequente nas reuniões de Diretoria e de Conselho de Administração. A partir da expertise de mais de vinte anos trabalhando com estratégia como consultora e professora acadêmica, pensei sobre o assunto de forma estruturada.
Alguns fatores são os responsáveis pelo fracasso do Planejamento Estratégico, como por exemplo metodologia inadequada ao tamanho da empresa, objetivos desacreditados pela equipe, falta de acompanhamento, entre outros.
A minha reflexão foi sobre os motivos do SUCESSO. A experiência mostra que criar estratégias diferenciadas exige inteligência. A Inteligência Competitiva depende da combinação e análise de variáveis que fazem parte do cenário do negócio. A partir da inteligência, criamos um futuro diferenciado para a organização.
A melhor estratégia não resiste a falta de iniciativa para a sua execução conforme planejado.
Para estruturar o pensamento, incluí no gráfico as duas variáveis que considero determinantes
– INTELIGÊNCIA e
– INICIATIVA
O quadrante ideal é o que combina + inteligência e + iniciativa
O quadrante ideal é o que combina + INTELIGÊNCIA e + INICIATIVA. Onde transformamos o Planejamento realmente em Estratégico. A empresa está no patamar de DESENVOLVIMENTO, no caminho para a Perpetuação no Longo Prazo.
A combinação de + inteligência com – iniciativa resulta em CRESCIMENTO. Esta empresa tem visão de futuro e pode ter resultado no médio prazo, se incluir o ingrediente iniciativa para colocar em prática a estratégia inteligente.
Cuidado com a falta de inteligência e a falta de iniciativa, A empresa está no modo SOBREVIVÊNCIA, com altos riscos. É provável que a falta de inteligência e a falta de iniciativa contribuam para lucros baixos ou inexistentes.
Com iniciativa e com pouca inteligência temos um planejamento com foco operacional, buscando resultados de curto prazo, ou seja, estrategicamente no quadrante MANUTENÇÃO.
A combinação de inteligência e iniciativa é um parâmetro que possibilita avaliar e repensar o Planejamento Estratégico, sem comprometer o sucesso.
No responses yet