Autora: Simone Gomes
Na última década temos sidos submetidos as instabilidades ambientais, econômicas, politicas e sociais gerando uma grande impactos a todos e particularmente às empresas. Não há tempo para aguardar a crise passar, as pandemias cessarem, o clima se restabelecer, o governo melhorar e a economia estabilizar. É necessário que as organizações avaliem o seu ambiente interno e identifique as mudanças necessárias para “virar o jogo”!
Com uma profunda análise interna a organização é levada a criticar seu modo de operação, seu mercado atual, seu mix de produtos, suas políticas de preços e seus custos. Os desafios da crise oferecem uma oportunidade única de adaptação a um novo mercado. Oportunidade para a criatividade e inovação de um jeito que o brasileiro conhece muito bem frente aos constantes desafios.
Encontramos empresas que despertaram em tempo e gerando grandes esforços para trilhar novos caminhos. Outras, estão cozinhando como “sapos em água quente”, apáticas, sem perceber que estão esmorecendo. Como na história do sapo e a água quente, a água aquece rápido e se a empresa não pular rapidinho desse ambiente poderá desaparecer em um futuro próximo.
E o primeiro passo é um caminho duplo, garantir a satisfação da carteira atual de clientes e promover esforços para o desenvolvimento de novos clientes.
Prospectar! Essa palavra ganhou notoriedade nas organizações. Mas a ação de prospectar não é tão simples, ela requer de iniciativa, esforço e planejamento. Precisa querer!
Não há mais espaço para que a empresa espere o cliente bater a sua porta para comprar. É urgente a mudança de postura comercial! É necessário uma ação proativa, identificar as necessidades do cliente e apresentá-lo a uma solução atraente. Fazer a venda não é “tirar um pedido”. Determinação e foco possibilitam à sua empresa enfrentar um mercado recessivo e alcançar os resultados.
Encare de frente esse desafio: vamos prospectar. Precisa de ajuda? A Buffon, Martins Consultoria auxilia você a enfrentar o mercado recessivo com inteligência e planejamento.
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