Casos de sucesso ativam a estratégia: empresas tradicionais e digitais

Blog

MSc. Marta Buffon Martins

A correlação entre a estratégia da sua empresa e as estratégias vitoriosas de diferentes mercados de atuação, nem sempre é fácil. 

Observar o que deu certo para uma empresa de outro segmento é um caminho para inspirar os estrategistas. A partir da lógica de estratégias vencedoras é possível transferir para o seu negócio as práticas na área de mercado, logística, produção e gestão. As histórias reais de sucesso de empreendedores que transformaram suais ideias em empresas de referência, servem de inspiração para os Comitês Estratégicos. Os modelos de negócio bem sucedidos proporcionam mais segurança para testar novas ideias e para inovar os processos. As dificuldades enfrentadas por outros empreendedores são lições aprendidas e fonte de motivação para superar os desafios que surgem nos negócios com mais persistência.

A análise dos casos de sucesso ou de insucesso, transfere o conhecimento e a informação indispensável para qualquer gestor. A comparação entre os negócios tradicionais e os digitais permitem este conhecimento.

Os negócios digitais ensinam a agilidade e os tradicionais são exemplares na sua segurança e na maturidade. As empresas de tecnologia estão entre as mais valiosas do planeta. Se comparadas com as principais empresas de Detroit em 1990 que valiam US$ 36 Bi  as 3 maiores de tecnologia Apple, Google e Amazon valem aproximadamente mais de US$ 4,5 Tri em out 2020 (InfoMoney)

As empresas de tecnologia, com soluções inovadoras e com forte conexão com as demandas do consumidor, podem inspirar as empresas tradicionais.

As empresas tradicionais demonstram em sua história de sucesso boas práticas de como evitar riscos e crescer superando os desafios durante décadas.

Para se destacar é indispensável a educação e a informação para qualquer empreendedor.

Reinventar o negócio ou ter certeza que o foco está ok, repensar e redirecionar a trajetória 

Parar, planejar e reavaliar, vale o raciocínio 

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *