Autora: Simone Gomes
Estarmos presentes dentro de inúmeras empresas de diferentes portes e segmentos, como consultores de processos, mapeando e modelando as atividades, constatamos uma dura realidade: há muitos ELEFANTES deitando e rolando nos corredores enquanto o esforço da gestão é matar FORMIGAS.
Parece que se perdeu a sensibilidade de olhar aquilo que realmente impacta na rentabilidade do negócio, existe uma miopia funcional! Preocupação com controles excessivos, atividades manuais e sem valor agregado, egos de setores, preocupação com a satisfação do “cliente interno” sem se preocupar verdadeiramente com a satisfação daquele que paga a conta, O CLIENTE… e assim vamos passando os dias, catando as FORMIGAS que passam por baixo das cadeiras, mesas dos escritórios e corredores das fábricas. E enquanto, os ELEFANTES passam alegremente pelas portas.
Incompetência, autoritarismo, guerra de egos, falta de comunicação e entendimentos de um propósito comum, mergulhados em planilhas de excel, assinaturas e medições desnecessárias. Essa é a realidade de muitas empresas em pleno Século XXI.
O nosso papel como consultores organizacionais em Gestão por Processos, é identificar essas desconexões com um olhar aprofundado nas atividades e encontrar os GAPs, aquilo que não faz sentido, o que não agrega valor, o que afasta a operação da empresa da sua estratégia, e então criar juntamente com o cliente, um novo modelo de trabalho aderente a sua realidade e alinhada as melhores práticas de mercado.
Se identificou com essas situações? Então, conte conosco!
No responses yet