Projetos Estratégicos de Longo Prazo garantem 54% de crescimento em 2018.

28/05/2019

 MSc. Marta Buffon Martins

“Não acredito em bola de cristal...” Esta é a afirmação mais frequente quando sugerimos o Planejamento Estratégico para um horizonte de cinco anos. Pensar para dez anos é privilégio de poucas empresas. 

Trabalhar com estratégia empresarial representa uma responsabilidade grandiosa, exigindo competências, compromisso e uma dose de heroísmo. Pensar somente o curto prazo não é uma boa estratégia!

Alguns autores fundamentam que devemos “aposentar” o Planejamento Estratégico. A reflexão é interessante, porém pensar estrategicamente e alinhar a equipe em objetivos únicos ainda é um desafio para as empresas. A metodologia do Planejamento Estratégico atualizada e alinhada com os conceitos da nova economia, traz esse benefício. 

Os gestores que constroem o diferencial competitivo da empresa a partir dos requisitos dos clientes e das tendências de futuro, certamente estão com a visão longo prazo. Levar adiante os poucos, mas consistentes e fundamentados Projetos Estratégicos de Longo Prazo pode fazer a diferença no futuro das empresas. 

O título desse artigo se refere ao resultado da  implantação de um Projeto Estratégico de Longo Prazo, com o desdobramento efetuado em 2016 e iniciado em 2017, com o teste da inovação em um projeto piloto . A partir dos resultados positivos e das correções necessárias, iniciou-se a aplicação nacional em 2018. O resultado foi o crescimento médio de 54% no faturamento das Unidades de Negócio.   
Já estão em andamento diversos projetos estratégicos iniciados em 2019 a partir da aplicação da metodologia de Planejamento Estratégico. 
Mais novidades para contar no futuro! 

E sobre pensar dez anos à frente? 
Recebi a mensagem de um cliente que fez a diferença para a Buffon,Martins neste 2019. 
 - “Olha o que eu encontrei hoje. Acreditamos e executamos o previsto. Agora temos que pensar os próximos 10 anos.” 
Em anexo, foi encaminhada uma fotografia da anotação que resumia as  inovações estratégicas previstas no Planejamento Estratégico de 2009. Sim, 2009! O emissor concluiu expondo: 
- “É possível e viável planejar dez anos na frente e os Projetos Estratégicos apoiam a execução da estratégia.” 

Os desafios da nova economia exigem a metodologia adequada para definição da estratégia, contando sistematicamente com as tecnologias para integrar, com agilidade, todos os públicos envolvidos. 

dê sua opinião