Poder de Adaptação

23/08/2019

Autora: Lucélia Lima  

Para que os profissionais obtenham sucesso, eles precisam de velocidade para adaptarem-se as mudanças. Além disso, devem estar atentos as novas tecnologias, que não param de surgir, e são indispensáveis para o novo cenário do trabalho. 
O poder de adaptação é uma competência altamente valorizada e requerida no mercado de trabalho. As organizações necessitam de profissionais dispostos a serem flexíveis na resolução de problemas que ocorrem na sua rotina de trabalho. 
Adaptação e flexibilidade são fatores decisórios quando os executivos definem sobre uma promoção para algum cargo de gestão nas empresas.
O processo de adaptação aumenta a velocidade de raciocínio, ajuda na tomada de decisão e torna as pessoas mais resistentes a eventuais frustrações. 
Para ampliar a competência de adaptação, pode-se seguir algumas dicas para a melhoria do desempenho profissional:
Aceitar a mudança é uma questão de sobrevivência: as crises são cíclicas, é preciso transformar as transições em ações;
Ter equilíbrio sem abandonar suas qualidades: mudar não implica em ser pioneiro em algo, mas ser ousado na busca da melhoria contínua, com velocidade para ajustar-se as necessidades do momento;
Construa relacionamentos: conheça pessoas novas, trabalhe em redes, procure realizar trabalhos voluntários, buscar o conhecimento mútuo e compartilhar experiências com pessoas do seu círculo de relacionamentos que agreguem informações. Aproveite as oportunidades de aprendizado para sua carreira profissional!
Estudar sempre: manter sua mente aberta a adquirir novos conhecimentos por meio de leituras, participar de eventos em sua ou em qualquer área de atuação, participar de cursos e palestras, conversar com lideranças que possam compartilhar suas experiências profissionais.
Seja o protagonista da sua carreira com otimismo: veja as transformações como oportunidades de crescimento profissional. Entenda que as novas demandas podem ajudá-lo a tomar decisões que vão beneficiar sua evolução.
Desapegue do passado: quando estamos muito insatisfeitos com uma situação do trabalho atual, faça a reflexão levando este raciocínio para o limite e pense em como poderia romper com o que está ruim, e como esta situação pode transformar-se em uma circunstância satisfatória que gere felicidade na sua carreira profissional.
Saber aproveitar os momentos: crises são oportunidades para se desenvolver, mostrar serviço e, enfim, aparecer. Aproveite o momento para tirar do papel um projeto pessoal que ficou na gaveta e quem sabe reinventar sua carreira.
A mudança é um caminho sem volta, pois, muitas vezes, o percurso é árduo e inesperado. Por mais que entendamos a importância de adaptar-se as circunstâncias do momento, é preciso que estejamos preparados para enfrentarmos as adversidades e tornar tudo mais fácil. O que fica como aprendizado é que a mudança virá com toda certeza, e você é mais forte do que imagina. Mas fique atento, pois o medo será seu maior inimigo. Há um ciclo emocional previsível para a mudança. Tudo pode mudar, mas sua essência é imutável e é sobre ela que você construirá seu futuro.
Esse tema pode ser explorado ainda mais, podemos voltar a falar sobre o mesmo com mais algumas orientações sobre o processo de Adaptação.

dê sua opinião