Muitas empresas comprometem seu fluxo de caixa ou utilizam recursos próprios nos investimentos sem saber que podem obter esses recursos com custos mais baixos e até redução dos impostos.

A economia dá pequenos sinais de recuperação e com isso gerar mais consumo. É hora de se preparar para atender o mercado e com isso planejar investimentos em máquinas ou até ampliação do parque fabril. Saiba que no Rio Grande do Sul, mesmo com dificuldades financeiras, auxilia empresas de todos os portes com benefícios fiscais. Basta acompanhar o Diário Oficial do Estado e verificar quem está obtendo esses incentivos.

E não é difícil obtê-los, basta elaborar um bom projeto, estar regular com obrigações fiscais e ambientais e ter um bom histórico econômico/financeiro.

Entre vários projetos de incentivo, destacamos o o Fundopem/RS e o Integrar RS. O Fundopem visa à promoção do desenvolvimento socioeconômico. Apoia por intermédio do financiamento parcial do ICMS incremental mensal devido gerado a partir da sua operação.  Exemplificando: se o projeto gerar um aumento de 30% no faturamento futuro, por até 8 anos, o ICMS sobre esse aumento do faturamento é parcelado e só começa a ser pago após 2 anos de o projeto estar em operação. Os Juros são de até 2% ao ano e IPCA.

Junto com esse benefício a empresa obtém o Integrar/RS, incentivo adicional ao FUNDOPEM/RS, como abatimento na forma de percentual, incidente sobre cada parcela a ser amortizada do financiamento, incluindo o valor principal e os respectivos encargos. Este percentual varia entre 10% e 90%.

O percentual de abatimento é determinado por empreendimento, considerando: (i) o município de localização do empreendimento; (ii) a geração de emprego e incremento da massa salarial; (iii) o impacto ambiental.

Nós da Buffon Martins, auxiliamos a elaborar o projeto de investimento, projetar o faturamento e crescimento com o projeto, isto é, organizar e colocar no papel aquilo que está na cabeça do empreendedor.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.